Informação sobre catapora, causas, sintomas e tratamento da catapora, identificando formas de a diagnosticar e classificar, para definir os procedimentos necessários à sua cura. Detalhamos o modo de prevenir a ocorrência da catapora.


terça-feira, 10 de abril de 2012

Prevenir a catapora

Modo de prevenir a catapora
  1. Duas doses da vacina contra catapora são recomendadas para proteger contra a doença. Proteja seus filhos vacinando-os aos 12 a 15 meses de idade e novamente aos 4 a 6 anos de idade. Os pais de crianças que receberam somente uma dose da vacina contra a catapora devem conversar com o médico sobre a segunda dose, principalmente se elas tiveram contato com alguém com catapora.
  2. Pessoas maiores de 13 anos que não foram imunizadas contra a catapora, principalmente as que trabalham na área de saúde ou que moram com alguém com deficiência imunitária, devem ser vacinadas. Elas precisam de duas doses da vacina contra a catapora e devem conversar com o médico sobre como tomar a vacina. 
  3. Mulheres que planejam ter filhos e não são imunes também devem ser vacinadas antes de engravidarem.
  4. Se uma pessoa que não foi vacinada e não teve catapora receber uma vacina contra a catapora três (e possivelmente até cinco) dias após entrar em contato com um portador da doença, terá boas chances de não a contrair. Algumas pessoas que não tiveram catapora nem foram vacinadas correm maior risco de sofrer complicações (como recém-nascidos, mulheres grávidas e pessoas com deficiência imunitária) se tiverem catapora. Elas devem consultar o médico. 
  5. De acordo com regulamentos estaduais, alguns grupos de pessoas precisam ser vacinados contra a catapora. As crianças que frequentam creches ou pré-escolas devem tomar uma dose da vacina contra a varicela. A partir do ano letivo de 2011, os estudantes que ingressarem no jardim da infância, na 7ª série, no primeiro ano de faculdade integral e os estudantes de ciências da saúde devem apresentar comprovação de terem recebido duas doses da vacina contra a varicela ou uma prova confiável de imunidade. Essa exigência vale para todos os alunos do jardim de infância, ensino fundamental, médio (1ª a 12ª séries) e superior a partir de setembro de 2017. Converse com o enfermeiro da sua escola se tiver dúvidas.
  6. Uma prova confiável de imunidade pode ser: documentação de duas doses da vacina contra a varicela; prova de imunidade ou confirmação da doença fornecida por um laboratório; nascimento nos EUA antes de 1980 (Observação: o nascimento antes de 1980 não deve ser considerado prova de imunidade para profissionais da saúde, gestantes e em algumas situações de alto risco); diagnóstico ou confirmação de histórico de catapora fornecido por um médico ou histórico de herpes-zóster. 
  7. De acordo com regulamentos estaduais, portadores da doença devem faltar à escola e ao trabalho até que todas as bolhas tenham secado e formado crosta.
Índice dos artigos relativos a Catapora

ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL