Informação sobre catapora, causas, sintomas e tratamento da catapora, identificando formas de a diagnosticar e classificar.


Catapora

Catapora é uma doença transmissível, altamente contagiosa, geralmente benigna, porém, indivíduos imunocomprometidos e/ou desnutridos possuem maior risco de doença grave. Em creches sua incidência é maior do que em crianças da população em geral. Acomete praticamente todas as faixas etárias, com maior frequência em crianças de até 5 anos de idade. Geralmente, o número de casos de catapora é maior entre o final do inverno e o início da primavera.
O sintoma mais característico da catapora é o aparecimento de pequenas bolhas na pele que coçam muito, que podem atingir todo o corpo, e formam crostas em 3 a 4 dias. Pode ocorrer ainda febre moderada e sintomas sistêmicos. O período de transmissibilidade inicia-se um dia antes da erupção e termina quando todas as lesões estiverem em fase de crosta. A transmissão é de pessoa a pessoa, através do contato direto com saliva ou outras secreções respiratórias. Não existe um tratamento específico para catapora. Algumas situações exigem tratamento sistêmico, definido pelo médico, com antivirais e anti-histamínicos para casos muito complicados.