Informação sobre catapora, causas, sintomas e tratamento da catapora, identificando formas de a diagnosticar e classificar, para definir os procedimentos necessários à sua cura. Detalhamos o modo de prevenir a ocorrência da catapora.

Cuidados a ter quando surge a catapora em crianças

Os cuidados com a criança são simples, mas devem ser imediatos, logo que os primeiros sintomas começarem a aparecer. Os pais, ao identificá-los, devem levar a criança a um médico para que se tenha o diagnóstico confirmado da doença. Um dos cuidados é manter as unhas da criança sempre cortadas, para não haver a infecção das vesículas.
Além disso, é importante a limpeza de todo o corpo. “Alguns pais têm receio de lavar a cabeça da criança quando há um quadro febril. Não existe nenhum risco neste procedimento e, no caso da catapora, é fundamental a higienização, principalmente da cabeça e do tronco”.
Uma vez confirmado o diagnóstico da catapora, os pequenos devem ficar em repouso e longe de outras crianças para evitar contaminação.
Também devem ser redobrados os cuidados com a higiene. Água e sabão são os itens necessários para manter a limpeza do corpo, sobretudo do tronco – onde tem maior predominância dos ferimentos – unhas e couro cabeludo.
Também deve ser evitado o uso de pasta d’água e o contato com terra ou areia, que podem ocasionar infecção na pele.
“As grávidas e os pacientes em tratamento de doenças graves (como o HIV e câncer) devem ficar em alerta para não contrair a catapora. Há o risco de transmissão da doença para o recém-nascido e nos pacientes com histórico de imunodeficiência, pois a varicela atinge os órgãos internos, podendo evoluir para óbito”.
Em situações extremas, a catapora pode provocar infecção generalizada, pneumonia bacteriana e até morte.
Para evitar os desconfortos da doença é imprescindível realizar a vacinação da criança e manter um relacionamento família/médico, para os esclarecimentos e intervenções necessárias.
Índice dos artigos relativos a Catapora
POSTAGENS POPULARES

ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL