Informação sobre catapora, causas, sintomas e tratamento da catapora, identificando formas de a diagnosticar e classificar.


Período de Transmissibilidade da catapora

O período de transmissibilidade da catapora varia de 1 a 2 dias antes da erupção e termina quando todas as lesões estiverem em fase de crosta. Enquanto houver vesícula a infecção é possível por via respiratória. O período de maior risco de transmissão começa 48 horas antes do aparecimento das vesículas e vai até a formação de crostas em todas as lesões. Em crianças previamente saudáveis este período é de geralmente 6 a 8 dias (4 a 6 dias após o surgimento das lesões na pele), porém pode ser mais prolongado (até meses) em indivíduos com imunodeficiência, perdurando por todo o período de surgimento de novas lesões (vesículas). A maioria da população de adultos em áreas urbanas é imune (geralmente mais de 90% nos grandes centros), uma vez que teve a doença na infância. A ocorrência de varicela, no entanto, tende a ser menor em áreas rurais, resultando numa maior proporção de adultos que não tiveram a doença na infância (susceptíveis), sendo particularmente preocupante a possibilidade de que estes indivíduos adquiram a doença (com maior risco de formas graves nesta faixa etária) ao migrarem ou viajarem para áreas urbanas.

Saiba o que é a catapora, quais os sintomas da catapora, como pode tomar medidas de prevenção e qual o modo de tratamento da catapora.
Aceda a todos os artigos relativos a catapora no índice.

ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL