Informação sobre catapora, causas, sintomas e tratamento da catapora, identificando formas de a diagnosticar e classificar.


Quem pode contrair a catapora

Quem pode contrair a a catapora, são:
  • Qualquer pessoa que nunca teve catapora e nunca foi vacinada. 
  • Bebês menores de 12 meses de idade, porque são muito pequenos para serem vacinados.
  • Às vezes, mesmo quem tomou a vacina pode contrair catapora (isso se chama “varicela modificada”). 
Quando as pessoas vacinadas contraem a catapora, os sintomas costumam ser leves. Elas têm menos lesões, menos probabilidade de ter febre e recuperam-se mais rapidamente. 


Como é transmitida a catapora

A catapora transmite-se facilmente, sendo mais contagiosa no dia antes da erupção aparecer.
A catapora transmite-se de pessoa para pessoa através do contato direto com o vírus. Você pode obter a catapora se tocar uma bolha ou o líquido de uma bolha. Você também pode obter a catapora se tocar na saliva de uma pessoa que tem catapora. O vírus entra no corpo através do nariz ou boca e pode deixá-lo doente.
Eles também podem ser transmitidos através do ar, se você estiver perto de alguém que tenha catapora e essa pessoa tiver tosse ou espirro.
Uma mulher grávida com catapora pode passá-la para seu bebé antes do nascimento.
Mães com catapora também podem transmitir a seus bebés recém-nascidos após o nascimento.

A única maneira de parar a propagação do vírus de pessoa para pessoa é evitar que pessoas infectadas compartilhem o mesmo quarto ou casa com pessoas saudáveis, o que não é uma solução prática. A catapora não pode ser transmitido através do contato indireto.