Informação sobre catapora, causas, sintomas e tratamento da catapora, identificando formas de a diagnosticar e classificar.


Sintomas da catapora

A catapora provoca erupções em forma de vesículas e bolinhas vermelhas na pele, na cabeça e no tronco, febre e muita coceira. Estes são os sintomas da catapora, doença provocada por um vírus (varicela zoster), que tem alto potencial contagioso pelo ar ou através de secreções e que tem ocorrência aumentada no período de julho a outubro. Variando o prolongamento de contaminação até o inicio do verão de acordo com o tempo (calor abafado e chuvas intermitentes).
Em alguns casos, a catapora pode ser confundida com a varíola ou picada de insetos. As lesões na pele aparecem durante cinco dias, período de maior possibilidade de transmissão da doença. Com a evolução do quadro, o normal é que as vesículas se transformem em pústulas e crostas em poucas horas. O risco de contágio se inicia de um a dois dias antes do aparecimento da vesícula e permanece enquanto elas existirem.

Quando consultar um médico

Se suspeitar que você ou seu filho tem catapora, consulte o seu médico. Ele geralmente pode diagnosticar a catapora examinando a erupção e observando a presença de sintomas que a acompanham. Seu médico também pode prescrever medicamentos para diminuir a gravidade da catapora e tratar complicações, se necessário. Certifique-se de ligar com antecedência para uma consulta se você achar que você ou seu filho tem catapora, para evitar a espera e, possivelmente, infectar outras pessoas numa sala de espera.
Além disso, não se esqueça de informar o seu médico se qualquer uma dessas complicações ocorrer:
- A erupção espalha-se para um ou ambos os olhos;
- A erupção fica muito vermelha ou quente, indicando uma possível infecção bacteriana secundária da pele.

- A erupção é acompanhada de tonturas, desorientação, taquicardia, falta de ar, tremores, perda de coordenação muscular, oagravamento da tosse, vómitos, rigidez do pescoço ou febre superior a 39,4 ºC.