Informação sobre catapora, causas, sintomas e tratamento da catapora, identificando formas de a diagnosticar e classificar.


3 razões para prevenir a catapora

Existem pelo menos três importantes razões para evitarmos a catapora. São elas:
  1. O impacto total da catapora sobre os pacientes e seus familiares, sendo este frequentemente subestimado. Do ponto de vista físico, a catapora é muito desconfortável para o paciente e toda a sua família e pode ter danos estéticos por muito tempo (às vezes por toda a vida).
  2. A catapora pode causar problemas financeiros pela diminuição dos ganhos dos pais, que são obrigados a ficar em casa cuidando dos seus filhos doentes, ou no caso de adultos que permanecem afastados do trabalho até a melhoria da infecção. Além disso, existem gastos com medicamentos, consultas médicas e exames complementares, principalmente quando ocorrem complicações que obriguem a internação. Quando tem outra criança na mesma casa que nunca teve catapora, o tempo de permanência dos pais em casa pode ser maior ainda. Vale ressaltar que o segundo caso tende a ser mais grave.
  3. A terceira razão pela qual você deveria pensar em evitar a catapora é a boa notícia de se ter uma vacina contra essa doença. A vacina é segura e promove uma proteção duradoura em crianças, adolescentes e adultos saudáveis. Caso o paciente seja vacinado até três a cinco dias após o contato com o vírus, é possível que fique protegido e não desenvolva a doença.